VIOLÊNCIA, Um mal muitas vezes invisível.




A liberdade é questão sagrada para qualquer ser humano, salvo se cometeu algum crime que demonstre que ele é nocivo a sociedade.
A violência é a retirada deste direito por motivo torpe. É incrível que em pleno século XXI há pessoas ainda sendo tratadas como seres inferiores.
A violência social ocorre quando:
- É pago a mulher um salário menor, mesmo realizando a mesma tarefa que o homem.
- A mulher é obrigada a provar que não está grávida para conseguir um emprego ou a fazer laqueadura para permanecer empregada.
- É proibida de amamentar.
- Não recebe promoção por ser mulher.
- É discriminada por sua religião, classe social ou filiação partidária.
- É impedida de entrar em algum lugar, comprar algo ou trabalhar em uma empresa por causa da cor da pele ou por questão racial.
- É discriminada por sua idade ou por ser pessoa com deficiência e necessidades especiais ou por ter doenças como AIDS, etc.
Qualquer forma de violência é terrível, deixam cicatrizes e seqüelas profundas, mesmo não sendo físicas, mas para mim que trabalho junto às pessoas (homens e mulheres) a violência mais penosa é aquela sofrida através do marido, companheiro ou de pessoa próxima, a qual a gente gosta e confia. Esta violência deixa marcas que nunca cicatrizarão, deixando na pessoa que a sofreu uma cicatriz profunda em sua alma.
Indiscutivelmente, a violência física é a mais conhecida, e se apresenta da seguinte forma:
- Agressão com socos, tapas, pontapés ou objetos que machucam seu corpo ou prejudicam sua saúde.
- Ameaça ou tentativa de morte com armas (faca, revolver, tesoura, etc).
- Deixa-a sem assistência quando está grávida ou doente.
- Impedi-a de trabalhar e ao mesmo tempo não garante seu sustento e de seus filhos.
A violência emocional ou moral é invisível, mas não por isso menos agressiva esta vai aos poucos matando a pessoa, pois ela vai perdendo pouco a pouco a sua auto-estima. A pessoa que pratica essa violência vai aos poucos também destruindo a relação. Esta se apresenta da seguinte forma:
- Xingos e ofensas a você e sua família.
- Acusa-a de ter amantes, sem nenhuma razão.
- Não respeita seu trabalho e critica você como mãe e mulher.
- Impede você de trabalhar, ter amizade ou sair.
- Ameaça com palavras, gestos, deixando você com medo.
- Fala mal do seu corpo, critica seu desempenho sexual ou conta as relações sexuais dele com outras pessoas só para te ofender.
- Destrói ou esconde seus documentos pessoais, quebra móveis, revira a casa, destrói, rouba, ou joga suas roupas ou objetos na rua, mata animais de estimação.Tudo isso para te assustar.
Na minha opinião, a violência sexual é um crime que só não é pior que o homicídio (morte), pois ele impossibilita a pessoa de voltar a sua normalidade para o resto de seus dias.Nunca encontrei um caso de pessoa que volta a ser como era antes de sofrer um estupro. Essa violência ocorre quando alguém:
- Obriga você a ter relações sexuais quando você não quer ou quando você está doente, colocando sua saúde em risco.
- Força você praticar atos sexuais dos quais você não gosta.
- Obriga você a ter relações sexuais com outra pessoa ou ver outras pessoas fazendo sexo.
Todas essas formas de violência são terríveis.
Mas precisamos nos conscientizar de que não precisamos mais passar por essas situações. A constituição nos dá a liberdade e ao mesmo tempo nos defende desses violadores.
Apesar disso, muitas pessoas ainda se submetem a passar por isso.E para você, que passa por uma ou mais situações dessas, tenha coragem e denuncie seu agressor, a vida é muito bonita para vivermos sob o medo causado por um covarde medroso, pois quem faz uma atitude dessas, o faz para esconder o medo que ele tem de você e do que possa fazer, que é se libertar dele.
Na vida ninguém é de ninguém, e um relacionamento só tem valor se estivermos nele por livre e espontânea vontade.
“Quanta dor se poupa todo aquele que prefere amar e auxiliar, ao invés de odiar e sobrepor-se”.(Vitor Hugo)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PRÍNCIPE VIROU SAPO?

COMO GANHAR DINHEIRO EM HOME OFFICE?

A Lenda das Almas Gêmeas